Dos blogues e da vida alheia

Criei o meu primeiro blogue há cerca de 13/14 anos atrás (ui… os anos a passar mais depressa do que eu previa…) e esse primeiro diário online era sobretudo uma espécie de caderno digital onde eu escrevia e publicava os meus poemas em prosa. Eu gostava de receber os comentários de quem me lia, muitas vezes eles próprios muito poéticos. Era uma forma de partilha muito interessante. Depois, cansei-me. Adeus, blogue.

Mais tarde, criei um blogue com a intenção de divulgar os meus trabalhos, desenhos, mas não só. Depois, cansei-me. Não só do blogue, mas também daquele tipo de trabalhos. Bye, bye e até qualquer dia.

Quando o meu interesse pela Ilustração cresceu, iniciei um blogue sobre isso mesmo, com objectivos definidos, mas que nunca cumpri. Au revoir, até daqui a muito tempo.

Postas de parte todas as desculpas, percebi que não sou uma verdadeira blogger.

Entretanto, criei o Regressos e, como não tinha nenhum plano específico para este blogue, esta casa virtual tem-se mantido. Sinto-a quase como a casa de fim-de-semana, em qualquer sítio e em lugar nenhum, onde venho sempre que me apetece e onde partilho o que bem entendo. De tudo e de nada. Durará até ver.

No entanto, eu gosto muito de blogues, adoro bons textos e boas fotografias, adoro entrar em realidades distantes da minha, conhecer outros países, outras pessoas e outras formas de estar na vida. Porém, começo a perguntar-me até que ponto a vida alheia me interessa, porque se posso achar estranho que outros partilhem tanto de si e da sua família, não posso esquecer-me que faço parte do público que alimenta essa partilha.

Eu não colocaria fotografias dos meus filhos na internet, mas visito blogues de quem o faz. Eu não contaria determinados acontecimentos íntimos da minha vida, mas visito blogues de quem o faz. Eu critico, mas, no fundo, contribuo.

A globalização é fascinante, contudo é necessário não perder a noção daquilo que é só nosso, a noção de segredo e de intimidade.

Deixe uma Resposta

