Certezas

As certezas são coisas boas.

A nova certeza que ganhei é de que algo triste vai acontecer no início do próximo Verão. Ninguém mo disse, por isso, posso, claro, estar errada, mas esta é a certeza que tenho agora: o ciclo profissional que iniciei há cerca de seis anos vai terminar. Esta certeza, no entanto, veio tirar-me um peso dos ombros, embora o sinta ainda um pouco no peito. Porquê?

Porque há quatro anos que quero partir e saiu sempre alguém antes de mim, o que acabou por me fazer ficar;

Porque eu vi nos rostos pequenos, dos que ficaram, a dor de se despedirem daquelas pessoas;

Porque prometi a um desses rostos que eu não ia a lado nenhum (Tu não te vais embora, pois não, Inês? Não, não vou. Prometes? Prometo.);

Porque sempre senti que estaria a abandonar o barco onde eu aprendi a remar;

Porque cresci a acreditar que a honra ainda existe e, para mim, ficar até poder sair era uma questão de honra;

Porque partir significava deixar grandes amigas para trás;

Porque, apesar de tudo, eu adorava o que fazia.

As circunstâncias mudaram. Eu mudei. Hoje:

A saída de alguém só me faz querer sair mais depressa;

Os rostos cresceram e a maior parte deles já só os vejo de visita;

Cumpri a minha promessa e foi aquele rosto que se veio despedir de mim, não o contrário;

Este barco foi abandonado por quem o comandava e os remos que é preciso mover são muito mais que os meus dois braços;

Porque existe a honra, mas, caramba, também existe a dignidade!

Porque as amigas continuarão a ser GRANDES e eu sei que, mesmo que doa, querem para mim aquilo que me fizer feliz;

Porque eu já não faço aquilo de que gosto, como gosto e como acredito que deve ser feito.

Sim, as certezas são coisas boas. E, como aqueles rostos que eu vi crescer, eu não tenho bem a certeza de que quero partir, mas tenho a certeza de que não quero ficar.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

